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A UMinho assumiu inequivocamente o princípio de que a qualidade e a garantia da qualidade constituem um vetor fundamental para o seu funcionamento e desenvolvimento. Esse princípio encontra-se consagrado estatutariamente no compromisso de a Universidade desenvolver o seu labor impregnada por uma cultura de qualidade fundada na responsabilidade, na eficácia da sua ação e na prevalência do interesse geral. Para a prossecução desse objetivo, a UMinho definiu uma estratégia institucional para a qualidade, explicitamente expressa na sua política para a qualidade.

Política da Qualidade

A estratégia institucional para a qualidade assume, como princípio nuclear subjacente, a visão partilhada da missão e objetivos da Universidade, traduzida num plano estratégico de desenvolvimento institucional e no seu desenvolvimento envolvendo todos os níveis da instituição. São elementos-chave para a definição e implementação da estratégia para a qualidade:

  • O Programa de Ação para o Quadriénio 2009/2013 adotado pelo Conselho Geral sob proposta do Reitor;
  • Um plano operacional que desenvolve o programa estratégico em planos concretos de ação, tanto a nível institucional como de unidades orgânicas e serviços (o Plano da Qualidade);
  • A definição de procedimentos e mecanismos institucionalizados para a monitorização sistemática, avaliação e intervenção com vista à melhoria contínua, devidamente documentados num Manual da Qualidade.

A política para a qualidade passa, ainda, pela instauração de uma cultura organizacional de estímulo à motivação e envolvimento de toda a comunidade académica nos processos relativos à qualidade e à garantia da qualidade, com vista à interiorização de uma cultura de qualidade transversal a todas as atividades e projetos, na qual a avaliação seja encarada como um elemento natural da atividade da instituição, na dupla perspetiva da melhoria contínua e de facultar informação crítica sobre o grau de consecução da missão da Universidade.


 
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